Barra Grande é uma praia belíssima situada no pequeno município de Cajueiro da Praia, localizado no litoral piauiense. Há alguns anos era apenas uma pequena colônia de pescadores. Hoje, vem se transformando em um dos principais destinos turísticos para os amantes da natureza com ênfase na prática do Kitesurf, devido aos seus ventos fortes que proporcionam condições ideais para a realização deste esporte. Gente de todas as partes do Brasil e até do mundo vem conhecer Barra Grande. Vento forte e tranqüilidade são as principais características desta praia distante 400 quilômetros de Teresina. Além da prática do kitesurf, você também poderá desfrutar do passeio da trilha do cavalo-marinho, além de várias opções de bares e restaurantes de arquitetura rústica e sofisticada em um cenário paradisíaco. As opções de hospedagem em Barra Grande variam entre hotéis, pousadas, chalés onde os hóspedes desfrutam da deslumbrante vista para o mar.


Descrevendo-a desta forma, parece simplesmente, o retrato pintado de mais uma bela paisagem, um lugar ideal para passar as férias. Porém, Barra Grande não é só isso. É mais que um lugar bonito, interessante, divertido. Barra Grande tem algo para nos dizer, uma história para nos contar. É a história de seu povo tão hospitaleiro e acolhedor que mantém as características da vila cada vez mais agitada com o movimento dos turistas. Os atrativos naturais que encantam os turistas fazem parte também do cotidiano de um povo simples, com uma rotina que mais parece ter saído de um romance interiorano.

Hoje a estrela da praia é o kitesurf, o turista, os restaurantes. No passado a estrela era o pescador que chegava de mais uma jornada do mar e encontrava na praia sua família. Era de costume dos moradores esperarem os barcos que chegavam repletos de peixes. No bar mais popular, eles eram recebidos com festa e bebidas sempre bem acompanhadas por boas histórias de pescadores. Os melhores peixes eram logo preparados e servidos com farinha de mandioca a quem estivesse por perto. Todos experimentavam da fartura do mar. A vida era bem mais simples do que imaginamos.

Na praça principal da cidade, onde há uma igreja, os moradores costumavam se encontrar nos finais de tarde. Sentavam-se no chão, pois não havia bancos na praça. A areia não incomodava, não sujava, ao se levantar era só sacudir os shorts e as saias que estava tudo limpo novamente. As casas traziam flores em suas janelas; os jardins eram sempre verdes; as pessoas mantêm até os dias atuais a tradição de varrer os quintais. Todos esses detalhes da história do cotidiano desse vilarejo é o que deixa mais encantador qualquer passeio por lá. Sem falar na arquitetura dos bares, restaurantes e pousadas que provam que o bom gosto esta na simplicidade das coisas que em nada deixa a desejar a qualquer grande destino turístico.
Os moradores vêm se conscientizando da importância de preservar as suas características simples de bem conviver com a natureza. As famílias, dentro de suas limitações, valorizavam os pequenos detalhes que engrandecem a preservação do vilarejo. Toda essa preocupação só existe porque nem sempre Barra Grande foi esse agito que é atualmente. Mas, ainda hoje os moradores têm por hábito pintar as suas fachadas com cores vivas e contrastantes que harmonizam com as ruas naturais de iluminação discreta e artesanal. Tudo conspira para que o lugar seja extremamente agradável, confortável e encantador. Por esses motivos é que Barra Grande vem se destacando na preferência do turista.

Dicas

E quando você estiver por lá, não se esqueça de que esse povo tem muito a dizer sobre sua história, sua cultura. Trate-os com delicadeza, amor e muito, muito respeito a sua natureza. Sendo assim serás muito bem recompensado com excelentes lugares para se hospedar, ótima comida, uma bela vista e o carinho e agradecimentos de seus moradores. E finalmente, divirta-se, grave, registre uma das mais belas viagens que você irá recordar.

Como chegar em Barra Grande Piauí?

Fizemos uma matéria exclusiva explicando como chegar em Barra Grande. Clique aqui para conferir.